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sábado, abril 09, 2011

avaliação diagnóstica nas series iniciais...

A avaliação diagnóstica acontece de forma intensa nos primeiros dias do ano letivo a fim de promover a aproximação do professor com o perfil de desenvolvimento dos alunos em cada grupo. As observações dessa etapa fornecem aos educadores os elementos essenciais para a elaboração e reestruturação dos projetos de trabalho. Esse tipo de avaliação aparece também na sala de apoio pedagógico com os alunos  durante todo o período letivo na forma de registros semanais do desempenho do grupo e de cada aluno em especial.A avaliação diagnostica com todas as turmas  é a observação e o registro do desenvolvimento das crianças nas diferentes áreas do conhecimento, a qual é realizada sempre no final de cada bimestre. Durante o ano letivo se divide em 5 avaliações diagnostica, a de entrada e em cada bimestre. A partir dos resultados, monta um portifolio para cada turma, e e distribuida em graficos, e esse resultado e discutido em reuniões internas, e é pensado uma organização para melhorar a qualidade do ensino.

No inicio é preciso uma sondagem para identificar o ponto de partida de cada aluno:
Nos primeiro dias de aula o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe do sistema de escrita, é a chamada sondagem inicial, ou seja, o diagnóstico da turma. Essa sondagem permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm , e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem. Permite também uma avaliação e um acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética  e a definição da parceria de trabalho entre os alunos.
O ideal é que essa sondagem seja feita individualmente, só o professor e o aluno, que deve tentar escrever algumas palavras e uma frase ditada pelo professor.
O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguido por uma trissílaba, de uma dissílaba, e por último uma monossílaba.
Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos umas das palavras já mencionadas, para ver se aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou se a escrita da palavra permanece estável, mesmo num contexto diferente. Terminando o ditado é imprescindível que a criança leia o que escreveu.

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